Dia da inovação: o impacto de inovar

Você sabia que o dia 19 de outubro é o dia nacional da Inovação? A data foi instituída com o objetivo de incentivar o desenvolvimento tecnológico, científico e intelectual em todos os campos de atuação profissional no país. Já parou para pensar nos impactos da inovação em sua empresa?

A temática inovação tem sido cada vez mais discutida em diferentes setores em nossa sociedade. A necessidade de compreender os reais impactos da inovação geraram vários questionamentos. E você, o que pensa sobre a inovação?

Confira no artigo o importante papel da inovação para empresas, universidades e governo, quais os desafios para sua promoção e como superá-los pode impactar positivamente a sociedade.

O papel da inovação

De acordo com Tidd, Bessant e Pavitt (2008) a inovação é um processo movido pela habilidade de estabelecer relações, detectar oportunidade e tirar proveito das mesmas.  Nesse sentido, inovar é reconhecido tanto no meio acadêmico como no meio empresarial como peça chave para a competitividade e sucesso sustentável do negócio.

Seja no seu papel disruptivo ou incremental, não há dúvida de que o desenvolvimento econômico está intimamente ligado ao fomento à pesquisa e pelo incentivo a adoção de novas tecnologias, como a inteligência artificial, IoT, blockchain, impressão 3D, entre outros. O Programa Centelha é um exemplo de iniciativa para estimular a criação de negócios inovadores no Brasil.

Porém, a inovação sofre com entraves e desafios para ser implementada, como toda mudança. Conhecê-los nos ajuda a dominar melhor nosso contexto e a perceber possíveis soluções para impasses. Leia mais à frente!

Desafios da inovação

O ambiente inovador é formado pelas práticas de gestão de pessoas, estilo de liderança e orientação estratégica à inovação. Dessa forma, ocorre o desenvolvimento de uma cultura propícia para inovação. Ou seja, uma cultura de flexibilidade, diversidade, com estímulo à criatividade, ciente do risco e do ambiente de incerteza.

No entanto, promover a inovação de forma sistemática é um desafio que demanda fatores humanos e organizacionais ligados a dimensões técnicas e de mercado. O setor ao qual a empresa está inserida, ambiente de concorrência e o próprio sistema de inovação regional são desafios para inovar. 

Numa dimensão interna, o gerenciamento da inovação é um complexo desafio para as empresas.  Nesse sentido, as principais dificuldades internas à inovação estão relacionadas com a dificuldade em lidar com o risco e incerteza, falta de informações sobre o mercado, tecnologias emergentes e sobre o próprio consumidor.

Todavia, todos já somos impactados pela inovação diariamente – e atuar para superar desafios na sua implantação se mostra como algo mandatório. Saber dos resultados que essa superação podem gerar já é um dos primeiros passos rumo a ela. Veja alguns deles a seguir. 

Os impactos de inovar

Há quem se limite em considerar somente o aumento de lucro como resultados do processo de inovação. Nesse sentido, cabe aqui destacar impactos como desenvolvimento econômico regional, abertura de novos mercados, visibilidade ao negócio e consolidação de marca. 

Você já parou para pensar nos impactos econômicos e sociais que empresas como a Uber, Spotify, Ifood, Netflix e Amazon trouxeram para nossa sociedade? Todas elas têm em comum a inovação disruptiva, marcada pela abertura de novos mercados e valendo-se de tecnologias emergentes.

Atualmente inovar é tão imprescindível que existem rankings de avaliação anuais para identificar as empresas mais inovadoras, como o Ranking Fast Company, que reúne as 50 empresas mais inovadoras. A Meituan foi eleita em 2019 como a mais inovadora do mundo.

A plataforma chinesa de reservas e delivery agiliza serviços como entrega de alimentos, compra de ingressos e reserva de hotéis para milhares de usuários e é avaliada em US$ 30 bilhões. Só no primeiro semestre de 2018, a Meituan processou 27,7 bilhões de transações para mais de 350 milhões de pessoas. 

Resultado disso, o aplicativo de celular é capaz de habilitar 178 serviços por segundo: em um mesmo lugar você é capaz de pedir uma comida, garantir um ingresso para um show e reservar um hotel.

Ficou interessado em conhecer um pouco mais sobre empresas como a Meituan? Acompanhe nossas redes sociais e confira as novas postagens sobre outras empresas e como elas têm revolucionado nossa sociedade.


Compartilhe:


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *