Inovação de dentro para fora: conheça os destaques da parceria entre IEBT e Credicom Por Mariana Santos e Gustavo Nogueira *
Conduzido pelo IEBT, o programa de inovação do Sicoob Credicom teve início no segundo semestre de 2021. Gerar resultados de impacto é o grande propósito dessa jornada, com foco em cultura e gestão da inovação.
Assim, o projeto tem por objetivo desenvolver novos caminhos para a inovação no cooperativismo, fortalecendo as ações que a Credicom já realiza e impulsionando novos projetos.
O escopo tem caráter bastante amplo, no sentido de estruturar diversas trilhas para promoção da inovação, bem como sua gestão, de maneira a institucionalizar o processo de inovação dentro da cooperativa.
A inovação é um caminho inevitável
No contexto atual, buscar a inovação é um caminho inevitável. Inovar tem a ver com o processo de desenvolvimento de produtos, no sentido de aprimorar os existentes e lançar novos no mercado â mas, não apenas isso.
Agora, inovar pressupõe ter velocidade nas respostas, testar novas possibilidades, validar rapidamente novas ideias e trazer todos os interessados para fazer junto, pensando o todo.
Mas, a atitude adjacente a esse novo olhar sobre a inovação não se institucionaliza do dia para a noite. Por isso, é preciso atuar de forma estratégica e criar mecanismos para que esses comportamentos estejam presentes em toda a organização.
Nas cooperativas de crédito, uma vantagem em termos de premissa é a colaboração e o foco no cooperado, conceitos muito em voga em função das novas formas de desenvolver negócio.
No entanto, alguns desafios se colocam, com destaque para três deles.
- Não é imediato trazer essas premissas para a prática, de maneira que a visão precisa ser compartilhada e reiterada o tempo todo.
- Os impasses inerentes a essa visão persistem: ser um negócio de valor, em crescimento, que gere lucros (ou, no caso, âsobrasâ) e que, paralelamente, seja inovador, trazendo as pessoas para o centro, com impacto social e econômico positivos.
- A dinâmica na qual o setor financeiro e de crédito vem se desenvolvendo também impõe um desafio para as cooperativas, que precisam atualizar seu modelo de atuação, para se manterem relevantes.
É justamente essa dinâmica â pautada pelo surgimento de novos atores, com destaque para as âfintechsâ â que permitirá a revolução digital nas cooperativas.
Isso, claro, na condição de que as mesmas se abram para a colaboração no desenho e endereçamento de novas soluções para o mercado.
Dito isso, fica claro que a instauração de processos de promoção da inovação, no sentido amplo, carrega importante complexidade e tem objetivos arrojados.
Com o reforço de um ponto norteador: trata-se, realmente, de um caminho sem volta.
Desafios e oportunidades para o time Credicom
Nesse sentido, um diferencial importante na jornada do IEBT junto à Credicom é a participação consciente e animada do time de colaboradores.
A equipe de inovação da Credicom é muito envolvida na agenda do programa, são eficientes e apoiam sempre as atividades que estão acontecendo durante o projeto.
Por conta do escopo do projeto ser bastante amplo, operacionalizando-se em diferentes frentes, os colaboradores estão ansiosos pelo progresso da inovação na empresa.
O entusiasmo se comprova, por exemplo, pela grande participação do time nos seminários e em outras atividades, como o workshop de definição de diretrizes de estratégias da inovação, este ainda em processo de formação, que conta com a equipe de diretores, superintendentes e gerentes da cooperativa.
Ao longo dos próximos meses, serão realizados seminários e oficinas com temas diversos, incluindo design thinking, metodologias ágeis, transformação digital e a tão aguardada inauguração do espaço CredicomLAB.
Para seguir acompanhando as novidades do programa de inovação da Credicom, siga o perfil do IEBT no LinkedIn.
Você também pode saber mais sobre o projeto aqui.
Mariana Santos e Gustavo Nogueira são consultores de projetos de inovação do IEBT.
Por Mariana Santos e Gustavo Nogueira *
Conduzido pelo IEBT, o programa de inovação do Sicoob Credicom teve início no segundo semestre de 2021. Gerar resultados de impacto é o grande propósito dessa jornada, com foco em cultura e gestão da inovação.
Assim, o projeto tem por objetivo desenvolver novos caminhos para a inovação no cooperativismo, fortalecendo as ações que a Credicom já realiza e impulsionando novos projetos.
O escopo tem caráter bastante amplo, no sentido de estruturar diversas trilhas para promoção da inovação, bem como sua gestão, de maneira a institucionalizar o processo de inovação dentro da cooperativa.
A inovação é um caminho inevitável
No contexto atual, buscar a inovação é um caminho inevitável. Inovar tem a ver com o processo de desenvolvimento de produtos, no sentido de aprimorar os existentes e lançar novos no mercado â mas, não apenas isso.
Agora, inovar pressupõe ter velocidade nas respostas, testar novas possibilidades, validar rapidamente novas ideias e trazer todos os interessados para fazer junto, pensando o todo.
Mas, a atitude adjacente a esse novo olhar sobre a inovação não se institucionaliza do dia para a noite. Por isso, é preciso atuar de forma estratégica e criar mecanismos para que esses comportamentos estejam presentes em toda a organização.
Nas cooperativas de crédito, uma vantagem em termos de premissa é a colaboração e o foco no cooperado, conceitos muito em voga em função das novas formas de desenvolver negócio.
No entanto, alguns desafios se colocam, com destaque para três deles.
- Não é imediato trazer essas premissas para a prática, de maneira que a visão precisa ser compartilhada e reiterada o tempo todo.
- Os impasses inerentes a essa visão persistem: ser um negócio de valor, em crescimento, que gere lucros (ou, no caso, âsobrasâ) e que, paralelamente, seja inovador, trazendo as pessoas para o centro, com impacto social e econômico positivos.
- A dinâmica na qual o setor financeiro e de crédito vem se desenvolvendo também impõe um desafio para as cooperativas, que precisam atualizar seu modelo de atuação, para se manterem relevantes.
É justamente essa dinâmica â pautada pelo surgimento de novos atores, com destaque para as âfintechsâ â que permitirá a revolução digital nas cooperativas.
Isso, claro, na condição de que as mesmas se abram para a colaboração no desenho e endereçamento de novas soluções para o mercado.
Dito isso, fica claro que a instauração de processos de promoção da inovação, no sentido amplo, carrega importante complexidade e tem objetivos arrojados.
Com o reforço de um ponto norteador: trata-se, realmente, de um caminho sem volta.
Desafios e oportunidades para o time Credicom
Nesse sentido, um diferencial importante na jornada do IEBT junto à Credicom é a participação consciente e animada do time de colaboradores.
A equipe de inovação da Credicom é muito envolvida na agenda do programa, são eficientes e apoiam sempre as atividades que estão acontecendo durante o projeto.
Por conta do escopo do projeto ser bastante amplo, operacionalizando-se em diferentes frentes, os colaboradores estão ansiosos pelo progresso da inovação na empresa.
O entusiasmo se comprova, por exemplo, pela grande participação do time nos seminários e em outras atividades, como o workshop de definição de diretrizes de estratégias da inovação, este ainda em processo de formação, que conta com a equipe de diretores, superintendentes e gerentes da cooperativa.
Ao longo dos próximos meses, serão realizados seminários e oficinas com temas diversos, incluindo design thinking, metodologias ágeis, transformação digital e a tão aguardada inauguração do espaço CredicomLAB.
Para seguir acompanhando as novidades do programa de inovação da Credicom, siga o perfil do IEBT no LinkedIn.
Você também pode saber mais sobre o projeto aqui.