Programa de inovação da Credicom segue com ótimos resultados No primeiro trimestre de 2022, o programa de inovação da Credicom conduzido em parceria com o IEBT, colecionou uma sequência de ótimos resultados, a partir dos últimos eventos realizados no âmbito do projeto.
No dia 24 de fevereiro, foi realizado o 6° Seminário de Inovação da Credicom, com a apresentação de Rafael Silva, coordenador de inovação da Unimed BH, que compartilhou a trajetória de inovação da instituição.
Vale a pena destacar a maneira como a área de inovação da Unimed BH é estruturada, com diversas soluções já desenvolvidas. Bons exemplos são a exemplo da plataforma de telessaúde, os chatbots para atendimento ao cooperado, o programa de ideias, as ações de inovação aberta, além da criação e consolidação do laboratório de inovação, chamado Kriptown.
Já na edição de março, o Seminário teve como tema âTecnologias Digitais: a melhor forma de prever o futuro é criá-loâ, apresentado por Gustavo Reis, fundador e diretor de operações da HOP.
Gustavo abordou, de maneira didática e acessível, os conceitos e principais aplicações de tecnologias que podem gerar valor para a empresa.
Ele explicou que a geração de valor passa basicamente por três pilares:
- eficiência operacional,
- modelagem de negócio e
- melhoria da experiência do cliente.
Além disso, o especialista mostrou que por meio de tecnologias como inteligência artificial, big data e blockchain, a cooperativa pode desenvolver e testar, de forma rápida, novas soluções para as suas necessidades, com foco no seu crescimento e na ampliação de valor para o cooperado.
Inovação na prática
A Credicom já desenvolveu as Diretrizes de Inovação para o biênio 2022-2023, com base nas tendências identificadas no mercado, nas mudanças organizacionais que deseja promover e nas necessidades de seus parceiros e cooperados.
O plano construído indica os temas estratégicos a serem trabalhados e serve como guia para priorização de ações com foco em cultura da inovação.
Para iniciar as ações do primeiro semestre de 2022, foram mobilizados alguns colaboradores da Credicom para formarem times que estão participando de workshops de Design Thinking, visando a validação das dores e o delineamento de soluções atinentes às Diretrizes de Inovação.
O Design Thinking é uma abordagem de conciliação entre as necessidades das pessoas com o que é tecnologicamente executável, transformando oportunidades que agregam valor em soluções para um contexto específico.
Nos encontros já realizados, é perceptível o envolvimento e a entrega dos colaboradores com a atividade, comprovando a dedicação para a geração de bons resultados.
Jessica Caetano, facilitadora dos workshops de Design Thinking, afirma que âa abordagem do Design Thinking permitiu aos colaboradores a trabalharem desafios reais da Credicom, possibilitando o desenvolvimento de soluções compatíveis com os stakeholders identificadosâ.
Destaques no programa de inovação da Credicom
Além da intensa participação de todos, observa-se o compartilhamento de propósito dentro da Cooperativa, em que liderança e operação possuem visão de futuro muito similar, o que favorece a construção coletiva e a proposição de melhorias e inovações não só compatíveis com as necessidades de todos, mas também estratégicas para o desenvolvimento do negócio da Credicom, com foco no cooperado.
Paralelamente ao programa de inovação, estão sendo implementadas instâncias organizacionais que garantam um percurso para fomento contínuo às ações de caráter inovador dentro da cooperativa.
Mariana Santos, gerente de inovação do IEBT à frente do projeto, destaca enfatiza o ambiente extremamente aberto e propício para implementação de mudanças, com efetivo suporte das lideranças e engajamento dos colaboradores.
âTrata-se de uma instituição que está atenta às mudanças do ambiente externo e que, mesmo tendo protagonismo em seu setor e com negócios em expansão, está investindo para se manter competitiva e alinhada às necessidades dos cooperadosâ, aponta Mariana.
Dessa forma, o IEBT encontrou um terreno fértil para aplicar e aprimorar suas metodologias, visando acelerar a transformação da Credicom, vislumbrando para os próximos meses garantir a continuidade e desenvolvimento das ações, passado o período das ações piloto.
Saiba mais sobre o programa de inovação da Credicom aqui.
No primeiro trimestre de 2022, o programa de inovação da Credicom conduzido em parceria com o IEBT, colecionou uma sequência de ótimos resultados, a partir dos últimos eventos realizados no âmbito do projeto.
No dia 24 de fevereiro, foi realizado o 6° Seminário de Inovação da Credicom, com a apresentação de Rafael Silva, coordenador de inovação da Unimed BH, que compartilhou a trajetória de inovação da instituição.
Vale a pena destacar a maneira como a área de inovação da Unimed BH é estruturada, com diversas soluções já desenvolvidas. Bons exemplos são a exemplo da plataforma de telessaúde, os chatbots para atendimento ao cooperado, o programa de ideias, as ações de inovação aberta, além da criação e consolidação do laboratório de inovação, chamado Kriptown.
Já na edição de março, o Seminário teve como tema âTecnologias Digitais: a melhor forma de prever o futuro é criá-loâ, apresentado por Gustavo Reis, fundador e diretor de operações da HOP.
Gustavo abordou, de maneira didática e acessível, os conceitos e principais aplicações de tecnologias que podem gerar valor para a empresa.
Ele explicou que a geração de valor passa basicamente por três pilares:
- eficiência operacional,
- modelagem de negócio e
- melhoria da experiência do cliente.
Além disso, o especialista mostrou que por meio de tecnologias como inteligência artificial, big data e blockchain, a cooperativa pode desenvolver e testar, de forma rápida, novas soluções para as suas necessidades, com foco no seu crescimento e na ampliação de valor para o cooperado.
Inovação na prática
A Credicom já desenvolveu as Diretrizes de Inovação para o biênio 2022-2023, com base nas tendências identificadas no mercado, nas mudanças organizacionais que deseja promover e nas necessidades de seus parceiros e cooperados.
O plano construído indica os temas estratégicos a serem trabalhados e serve como guia para priorização de ações com foco em cultura da inovação.
Para iniciar as ações do primeiro semestre de 2022, foram mobilizados alguns colaboradores da Credicom para formarem times que estão participando de workshops de Design Thinking, visando a validação das dores e o delineamento de soluções atinentes às Diretrizes de Inovação.
O Design Thinking é uma abordagem de conciliação entre as necessidades das pessoas com o que é tecnologicamente executável, transformando oportunidades que agregam valor em soluções para um contexto específico.
Nos encontros já realizados, é perceptível o envolvimento e a entrega dos colaboradores com a atividade, comprovando a dedicação para a geração de bons resultados.
Jessica Caetano, facilitadora dos workshops de Design Thinking, afirma que âa abordagem do Design Thinking permitiu aos colaboradores a trabalharem desafios reais da Credicom, possibilitando o desenvolvimento de soluções compatíveis com os stakeholders identificadosâ.
Destaques no programa de inovação da Credicom
Além da intensa participação de todos, observa-se o compartilhamento de propósito dentro da Cooperativa, em que liderança e operação possuem visão de futuro muito similar, o que favorece a construção coletiva e a proposição de melhorias e inovações não só compatíveis com as necessidades de todos, mas também estratégicas para o desenvolvimento do negócio da Credicom, com foco no cooperado.
Paralelamente ao programa de inovação, estão sendo implementadas instâncias organizacionais que garantam um percurso para fomento contínuo às ações de caráter inovador dentro da cooperativa.
Mariana Santos, gerente de inovação do IEBT à frente do projeto, destaca enfatiza o ambiente extremamente aberto e propício para implementação de mudanças, com efetivo suporte das lideranças e engajamento dos colaboradores.
âTrata-se de uma instituição que está atenta às mudanças do ambiente externo e que, mesmo tendo protagonismo em seu setor e com negócios em expansão, está investindo para se manter competitiva e alinhada às necessidades dos cooperadosâ, aponta Mariana.
Dessa forma, o IEBT encontrou um terreno fértil para aplicar e aprimorar suas metodologias, visando acelerar a transformação da Credicom, vislumbrando para os próximos meses garantir a continuidade e desenvolvimento das ações, passado o período das ações piloto.
Saiba mais sobre o programa de inovação da Credicom aqui.