Publicado em 13 de abril de 2020

Aceleração corporativa de produtos para saúde e bem-estar humanos

Em busca de agregar valor ao serviço prestado aos seus clientes e observando as novas tendências do mercado, a Unimed-BH procurou o IEBT para orientar a equipe da Cooperativa na transformação de ideias em novos produtos para o seu portfólio.  Durante o trabalho, que teve duração de nove meses, três novos serviços foram modelados e […]

Em busca de agregar valor ao serviço prestado aos seus clientes e observando as novas tendências do mercado, a Unimed-BH procurou o IEBT para orientar a equipe da Cooperativa na transformação de ideias em novos produtos para o seu portfólio.  Durante o trabalho, que teve duração de nove meses, três novos serviços foram modelados e a equipe da Unimed-BH foi capacitada em diversas ferramentas e metodologias para o desenvolvimento de novos produtos (DNP).

Situação

Há quase 50 anos no mercado, a Unimed-BH é uma das 10 maiores operadoras de planos de assistência médica do Brasil. Atenta às novas tecnologias e novas formas de relacionamento, a Cooperativa vislumbrou na transformação digital uma oportunidade de agregar valor aos serviços prestados ao cliente e assim, garantir a competitividade e sustentabilidade da organização.

Nesse contexto, em 2019 o IEBT foi contratado para apoiar a aceleração corporativa de três ideias focadas em saúde e bem-estar, passando pelos estágios de desenho da solução, experiência do usuário, desenvolvimento ágil e ganho de escala.

Abordagem

Para realização do projeto, foram realizadas reuniões periódicas de mentoria, workshops, customização de ferramentas de DNP, além das seguintes atividades:

  • Roadmapping do desenvolvimento das ideias;
  • Estudos e pesquisas de mercado para compreender detalhadamente o contexto do mercado, suas tendências, concorrentes e as características do público-alvo;
  • Modelagem dos novos negócios, contemplando, entre outros: a definição da proposta de valor; segmentação de público-alvo; modelo de monetização; 
  • Modelagem dos novos produtos: especificação de características e funcionalidades dos produtos; concepção das jornadas dos usuários; confecção de MVP (minimum viable product) para validação do produto com o mercado; estruturação dos processos relacionados aos novos produtos
  • Prospecção e captação de potenciais parceiros;
  • Elaboração de estudos de viabilidade técnica, econômica e comercial.

Resultados

Os produtos desenvolvidos devem chegar ao mercado nos próximos anos e permitirão à Unimed-BH não só agregar valor aos serviços atualmente fornecidos, mas atuar em novos mercados, com um público de perfil diferente do presente na carteira atual. 

Além desse, outros resultados intangíveis também foram alcançados:

  • fortalecimento da cultura de inovação da cooperativa e de seus colaboradores;
  • engajamento e interação de representantes de diversos setores que foram envolvidos no trabalho;

Os produtos desenvolvidos devem chegar ao mercado nos próximos anos e permitirão à Unimed-BH não só agregar valor aos serviços atualmente fornecidos, mas atuar em novos mercados, com um público de perfil diferente do presente na carteira atual. 

Além desse, outros resultados intangíveis também foram alcançados:

  • fortalecimento da cultura de inovação da cooperativa e de seus colaboradores;
  • engajamento e interação de representantes de diversos setores que foram envolvidos no trabalho;
  • capacitação dos participantes em ferramentas de gestão do desenvolvimento de novos produtos, gestão ágil de projetos e inovação.