Publicado em 2 de junho de 2022

Credicom e o pioneirismo na inovação do mercado cooperativista no Brasil

A parceria com o IEBT foi iniciada em agosto de 2021, com duração de 18 meses. O objetivo é transformar culturalmente e estruturar a Credicom para que a inovação ocorra de forma sistemática e transformacional, impactando a cooperativa, o colaborador, os cooperados e o mercado.

Tornar o mercado cooperativista brasileiro mais inovador, dinâmico e competitivo. Esse é o objetivo da Credicom, empresa integrante do Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob).

Falar em inovar, transformar processos de mercado e participar de mudanças sociais e econômicas significa falar do trabalho do IEBT. No post de hoje, vamos contar os detalhes da parceria entre a Credicom e o IEBT em busca de transformações de negócio, com a liderança do time de Inovação do IEBT.

Quem é a Credicom  

O Sicoob Credicom é a maior cooperativa financeira da área de saúde do Brasil e a maior cooperativa financeira de Minas Gerais.

A instituição destaca-se por suas práticas de gestão e resultados socioeconômicos efetivados ao longo dos anos. Entre 2012 e 2020, a cooperativa distribuiu resultados para seus cooperados na ordem de R$ 255 milhões. 

E por que o cooperativismo? 

O cooperativismo é uma alternativa diferenciada para o atendimento de necessidades financeiras dos associados ao Sicoob Credicom. Nesse formato, todo associado é dono do negócio e, por isso, tem participação nos resultados. Os princípios da Credicom vão muito além dos ganhos financeiros e passam pela valorização da ajuda mútua, união, cooperação, ética, profissionalismo, inovação e relacionamento.

O que a Credicom está buscando

Além disso, a Credicom tem uma busca que vai além das mudanças internas. A cooperativa quer reforçar sua liderança no mercado cooperativista do Brasil, por meio da inovação. 

“O papel do IEBT nessa busca é orientar e elaborar um programa de inovação, visando a estruturação de ações sistemáticas e abrangendo a transformação cultural, o desenvolvimento de projetos, a modelagem de processos de gestão da inovação e a promoção da inovação aberta”, afirma Gustavo Nogueira, Consultor de Inovação do IEBT.

Credicom e o IEBT

Como o projeto começou

Segundo Nogueira, a parceria foi iniciada em agosto de 2021, com previsão de duração de 18 meses. O objetivo é transformar culturalmente e estruturar a cooperativa para que a inovação ocorra de forma sistemática e transformacional, além de atuar na modelagem do centro de inovação CREDICOMLab

O consultor ainda conta que o principal objetivo da empresa era transformar a companhia, para que ela se mantenha atualizada sobre as tendências do seu mercado de atuação. “Dessa maneira, o Programa de Inovação terá papel fundamental no cumprimento da visão Credicom: estar entre as três maiores cooperativas financeiras do Brasil, de forma sustentável, sendo a principal opção do cooperado”, destaca. 

Ações em andamento na Credicom 

O primeiro passo foi a realização de diagnósticos para compreender a realidade dos processos internos, a maturidade de inovação e entender as expectativas das lideranças e dos colaboradores a fim de desenvolver ações que promovam ganhos para todos os envolvidos, com foco nos cooperados. A partir daí, as primeiras sugestões de atuação do IEBT na Credicom foram definidas: 

  • Diretrizes de Inovação e  Roadmap de Inovação

Foram realizados três workshops para a construção das Diretrizes da Inovação com a metodologia de Roadmapping. Eles contaram com a participação expressiva das lideranças da cooperativa. Os encontros se desenvolveram com base nas tendências identificadas no mercado, nas mudanças organizacionais que a cooperativa deseja promover e nas necessidades de seus parceiros e cooperados. Nesse sentido, foram definidos três mapas estratégicos: Transformação Digital, Foco no Cooperado e Expansão e suas respectivas rotas de atuação, além do time de sponsors e ações para alcance dos objetivos.

  • Design Thinking e definição de projetos

A equipe do IEBT, em conjunto com os colaboradores da cooperativa, desenvolveu workshops de Design Thinking com oficinas de proposição de desafios para validar as dores da organização e delinear ações aderentes às Diretrizes de Inovação. 

Depois disso, foram realizados quatro encontros, com cinco grupos distintos, para abordar e desenvolver alguns desafios da cooperativa. Ao fim destes encontros, os grupos apresentaram aos líderes da cooperativa as soluções encontradas, com o propósito de transformarem as ideias em projetos-piloto. Estes serão acompanhados, capacitados e desenvolvidos pela metodologia IEBT.

  • Transformação Cultural: capacitação, seminários e treinamentos

Com o intuito de apresentar temas relacionados à Inovação, o IEBT promoveu seminários para incentivar a cultura de inovação dentro da cooperativa, o que teve grande participação dos colaboradores. Até o momento, foram realizados nove eventos e todos com mais de 35% da empresa presente. Foram abordadas diferentes temáticas, como: Inovação aberta, Ambientes de Inovação, Tecnologias Digitais, Cases de Inovação e Design Thinking. 

Já como forma de capacitar os times sobre inovação, o IEBT promoveu treinamentos de metodologias ágeis e aulas práticas de Design Thinking, entre outros. 

O que vem por aí no projeto de inovação da Credicom 

As expectativas são altas para seguir progredindo nas ações já iniciadas no projeto de inovação da Credicom com o IEBT. Nos próximos meses, estão previstas as seguintes atividades:

  • Execução de projetos-piloto idealizados pelos colaboradores e fundamentados a partir dos três mapas estratégicos definidos em conjunto com a diretoria da Credicom;
  • Promoção de eventos, capacitações e treinamentos, com variados temas como: gestão ágil, elaboração de pitch, definição de indicadores e experiência do usuário, dentre outros;
  • Operacionalização dos Comitês Executivo e Estratégico de Inovação, a fim de definir rotas de inovação e gestão de portfólio de projetos inovadores;
  • Apoio na estruturação do espaço CREDICOMLab, com o propósito de criar conexões e fomentar a inovação na rotina da cooperativa.

Com essas e muitas ações que ainda serão implementadas nos próximos meses, são esperados resultados que façam a diferença para a cooperativa, o colaborador, os cooperados e o mercado. “Nessa parceria forte entre o IEBT e a todas as áreas envolvidas, a Credicom busca se tornar a principal cooperativa no que diz respeito à inovação no Brasil”, finaliza Gustavo Nogueira.

O projeto do IEBT em parceria com a Credicom ainda tem muitos meses para prosseguir e, em conjunto com todos os colaboradores, promover continuamente a cultura de inovação. Quer saber mais sobre esse assunto? Confira nosso artigo sobre como desenvolver a cultura de inovação na sua empresa.