Navegando no mar da transformação digital com o Sebrae Minas

Se ainda restavam dúvidas de que a transformação digital é um imperativo para as empresas, independentemente do seu tamanho ou segmento, 2020 esclareceu essa questão definitivamente.

Consciente dessa enorme demanda, o Sebrae Minas firmou parceria com o IEBT em 2019 para uma navegação pelo mar 4.0, impactando pequenos negócios e toda a rede de relacionamento em torno deles em terras mineiras.

Começando em Itabira, o Programa de Transformação Digital Sebrae Minas* já atendeu empreendimentos em 19 cidades mineiras, entre elas Governador Valadares, Itabirito, João Monlevade, São Gonçalo do Rio Abaixo, Sete Lagoas, Belo Oriente e Barbacena.

Situação – Entendendo o mar da transformação digital

A transformação digital é o processo de adaptação das empresas para a utilização de ferramentas e soluções digitais, seja com o objetivo de melhorar o desempenho das equipes, aprimorar os produtos e serviços oferecidos ou alcançar melhores resultados diante da concorrência.

A tecnologia vem alterando a dinâmica entre as empresas e seus clientes, tornando possível entregar mais valor por meio de processos digitais, o que exige mudanças estruturais, operacionais e culturais nas organizações, assim como uma mudança de mindset em empreendedores e colaboradores.

Desde o início do projeto, participaram da iniciativa empreendimentos de pequeno porte nos mais diversos segmentos, tais como:

  • lojas de roupas e acessórios;
  • salões de beleza;
  • lojas de móveis;
  • empresas do segmento automotivo e de tecnologia da informação;
  • restaurantes;
  • consultores financeiros e lojas de materiais de construção, entre outros negócios.

Se em 2019 muitos eventos aconteceram de forma presencial, em 2020 a pandemia trouxe a necessidade – e o desafio – dos atendimentos remotos.

Mesmo assim, foi possível dar sequência ao trabalho e promover resultados bastante significativos, por meio de uma abordagem qualificada e sensível às necessidades de cada empreendedor.

Abordagem – Apresentando a metodologia empregada

O IEBT desenvolveu e implementou toda a metodologia do projeto, estruturando-a no formato de workshops online coletivos e atendimentos individuais, conduzidos pelo time de consultores da empresa. 

Essa proposta apoia-se em três pilares: processos, pessoas e tecnologia. Partindo-se dessa base, é possível apoiar os empreendedores na compreensão de como a transformação digital pode impactar seus negócios.

Com foco na implantação de novas ferramentas e processos alinhados às demandas da presença digital das empresas, a jornada de consultoria foi dividida em quatro etapas:

  1. Rota da transformação: contextualização do mundo digital e planejamento estratégico da transformação.
  2. Modelagem de negócios digitais: estruturação de novas formas de entregar e capturar valor, além de engajar clientes.
  3. Desmistificando a implantação de tecnologias: apresentação dos principais canais digitais, suas características e forma de gerenciamento de resultados.
  4. Cultura da mudança: sensibilização das empresas para difusão da cultura digital.

O time de consultores do IEBT orienta as ações das empresas ao longo do tempo, fazendo sugestões, apresentando possibilidades (tanto para ações de marketing digital quanto para melhoria de processos internos) e sanando dúvidas de modo a facilitar o engajamento e aprendizado dos empreendedores.

Dessa forma, em mais de dois anos de trabalho, foi possível alcançar resultados expressivos, tanto do ponto de vista quantitativo quanto em relação às percepções qualitativas.

Resultados – Vislumbrando novas oportunidades

Como resultados apurados até aqui, destacam-se a implantação de novas ferramentas de relacionamento com o cliente e o ajuste do conteúdo e abordagem direcionados para cada canal de comunicação do negócio.

Além disso, as empresas puderam mapear seus clientes típicos a fim de oferecer soluções mais adequadas às necessidades de cada público, oferecendo um atendimento mais personalizado.

Algumas empresas consolidaram a iniciativa de tornar alguns processos internos mais eficientes, tais como CRM e logística, por meio de softwares digitais adequados.

Paralelamente, a inserção da análise de dados e a elaboração de métricas para avaliar a gestão de processos foi outra grande mudança de mentalidade promovida junto aos empreendedores.

Com isso, as empresas puderam aumentar a sua presença no meio digital, o que culminou em um maior engajamento com o cliente e, consequentemente, aumento das vendas.

Reforçando o significado de tantas construções, vale a pena destacar os dados do Programa de Transformação Digital apurados em 2019 e 2020.

  • + de 150 negócios impactados
  • + de mil pessoas alcançadas
  • + 20 workshops promovidos
  • + de 15 webinars apresentados
  • + de 700 atendimentos individuais realizados
  • + de 400 canais digitais implementados
  • + de 1,5 mil horas de atividades de consultoria

E 2021 já se apresenta no horizonte repleto de novos aprendizados, com o Programa de Transformação Digital Sebrae Minas desembarcando em Barbacena e em cidades do Triângulo Mineiro.

O IEBT seguirá navegando nessa parceria, apoiando o crescimento dos negócios e dos empreendedores mineiros por meio da inovação e da tecnologia!

* Todas as informações compartilhadas neste case foram autorizadas pelo cliente, respeitando-se as premissas de confidencialidade dos projetos.

Compartilhe: