Tendências em inovação e tecnologia para 2021: conheça as principais.

Os impactos da pandemia da Covid-19 sobre todos os setores da sociedade impulsionaram transformações digitais que já vinham acontecendo e seguem como fortes tendências em inovação e tecnologia previstas para 2021.

Ainda em 2020, um estudo realizado pela LogicMonitor apontou que mais de 80% dos tomadores de decisão a nível global acreditam que a pandemia levará as empresas a acelerarem sua migração para a nuvem.

Vários países do mundo já iniciaram campanhas de vacinação, graças ao esforço em tempo recorde da comunidade científica.

Assim, já é possível vislumbrar possibilidades de controle da contaminação por coronavírus e de recuperação do desenvolvimento econômico e social.

Definitivamente, a tecnologia se firma como um imperativo para a retomada do crescimento das empresas e nações, ao lado do empreendedorismo e das iniciativas promotoras de impacto social positivo.

Neste artigo,  você conhecerá as principais apostas dos especialistas em inovação e tecnologia para 2021. Acompanhe e prepare-se para um mundo cada vez mais conectado.

Simplificação dos processos

Uma tendência em inovação e tecnologia que seguirá forte em 2021 é a adoção de ferramentas  de ponta voltadas para a simplificação dos mais diversos processos, desde fluxos de produção industrial até a jornada de compra do consumidor.

Dessa forma, as organizações devem implementar soluções tecnológicas que garantam o alinhamento do seu modelo de negócio às exigências de conveniência e segurança em grande e pequena escala.

Assim, os empreendedores precisam manter no radar as inovações em  hiperconectividade, realidade aumentada, machine learning, big data, 5G e inteligência artificial.

Inteligência Artificial

Mas, afinal, o que as inovações em inteligência artificial podem proporcionar às empresas?

Tratam-se de  recursos tecnológicos capazes de prever situações e agir com máxima proteção para resolução  de problemas – tudo isso de forma automática. São tecnologias que aprendem com o ambiente e desenvolvem respostas imediatas para cada situação.

Essa tendência em inovação seguirá evoluindo em 2021, possibilitando a interpretação de informações com extrema rapidez.

Com isso, têm lugar as ações automatizadas que podem impactar positivamente a rotina do negócio, independentemente do seu segmento.

Nomadismo digital

Desde o início da pandemia, as rotinas profissionais mudaram consideravelmente e muitas delas passaram (e ainda passam) por um processo de adaptação ao home office.

Nesse sentido, o nomadismo digital, que já havia despontado como tendência em inovação e tecnologia há cerca de dois ou três anos, firma-se como uma realidade cada vez mais frequente daqui em diante.

Mas, como reestruturar tarefas e fluxos de produção? O desafio está em romper as barreiras tecnológicas, físicas e humanas, que ainda existem quando se trata dessa forma de trabalho.

Um bom ponto de análise, nesse contexto, é considerar as demandas relativas à sustentabilidade e ao melhor aproveitamento dos recursos.

Descubra outras tendências em inovação e tecnologia

Inovação e sustentabilidade

Nos últimos anos, o investimento das grandes corporações em inovação vem sendo pautado pela necessidade de soluções ecologicamente viáveis.

O principal objetivo é contribuir para o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental.

Diante de um cenário tão incerto, a demanda por ferramentas e processos capazes de gerar mais eficiência para empresas e comunidades será ainda maior.

Por outro lado, o ano de 2020 ficou marcado como sendo um ano em que muitas pessoas se inseriram no ambiente digital.

Afinal, o distanciamento social forçou milhões de pessoas em todo o mundo a trabalharem, consumirem e se relacionarem virtualmente.

Consumo conectado

Já faz tempo que os consumidores buscam experiências de compra com alto nível de exigência e autonomia, justamente graças às possibilidades de relacionamento oferecidas pelo universo digital.

Porém, com a pandemia, o consumo online ganhou ainda mais força. Dados de um levantamento feito pela Infobase Interativa revelam que mais de 20% dos brasileiros estão fazendo mais compras pela internet.

Na mesma pesquisa, apurou-se que quase 15% dos consumidores realizaram sua primeira compra pela internet durante a pandemia.

Dessa forma, espera-se que o aumento do consumo no ambiente virtual, resultante das adaptações impostas pela pandemia, consolide-se como um padrão definitivo nos próximos anos.

Enquanto cresce a consciência das organizações sobre a relevância da transformação digital para a retomada do seu crescimento, aumentam também as oportunidades para os empreendedores.

É tempo de inovar e criar soluções que contribuam para todo esse processo de recuperação.

Afinal, a pandemia será temporária, mas tendências em inovação e tecnologia que ela acelerou, serão duradouras e fundamentais para a retomada econômica, industrial e social.

Gostou deste artigo? Fique à vontade para compartilhá-lo em suas redes sociais e siga o IEBT no LinkedIn ou Facebook para acompanhar mais novidades.


Compartilhe:


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *