Entenda os desafios da transformação digital nas PMEs

Não é de hoje que se discute a importância estratégica da tecnologia para o sucesso dos negócios, independentemente do seu porte ou segmento. Na atualidade, contudo, é ainda mais importante compreender os desafios da transformação digital nas PMEs.

Os impactos causados pela pandemia do coronavírus atingem todos os setores da sociedade, incluindo o dia a dia dos pequenos e médios empresários.

Nesse sentido, a transição para o digital não é um processo fácil. De fato, alterar a rotina gerencial e operacional das empresas requer bastante planejamento e, muitas vezes, o suporte de profissionais especializados em inovação e transformação digital.

O primeiro passo para superar os desafios da transformação digital nas PMEs é justamente compreender a definição desse processo e como ele se configura atualmente.

O que é transformação digital e como ela impacta as PMEs?

Estamos falando da inserção da tecnologia no dia a dia de uma empresa. Trata-se da integração de ferramentas digitais em todos os processos e áreas, na medida em que ocorrem adaptações na cultura, nas operações e na entrega de valor do negócio.

O que antes era visto como uma oportunidade, tem se apresentado cada vez mais como uma necessidade de mercado, visando à competitividade dos negócios e à fidelização dos clientes.

Com o fechamento do comércio devido à pandemia, a internet  se tornou o principal meio de compra e venda de produtos e serviços, de modo que grande parte dos clientes migrou para o online.

Dessa forma, as inovações tecnológicas vêm se consolidando cada vez mais como poderosas aliadas das pequenas e médias empresas.

Por isso, é necessário que os empreendedores busquem compreender e aplicar a transformação digital em seus negócios. Não somente para estar presente nas redes sociais mas, também, para aplicar ferramentas tecnológicas que facilitem a rotina gerencial.

Nessa jornada, são vários os desafios enfrentados. A boa notícia é que é possível vencer todos eles.

Quais são os desafios da transformação digital nas PMEs?

De acordo com o Estudo de Maturidade das Pequenas Empresas 2020, realizado pela Cisco Systems, os empreendimentos brasileiros de pequeno porte ainda não investem o suficiente na digitalização das suas operações.

Segundo o levantamento, cerca de 51% das PMEs brasileiras está na fase inicial da transformação digital, chamada de fase 1. Paralelamente, mais de 95% dos empreendedores entrevistados afirmaram que seus negócios ficaram mais dependentes da tecnologia depois da pandemia.

Os fatores que justificam os resultados encontrados pela pesquisa podem estar, em grande parte, relacionados aos desafios da transformação digital nas PMEs, tais como: 

  • falta de capacitação técnica;
  • escassez de recursos financeiros;
  • pouco conhecimento na área tecnológica;
  • falta de um setor especializado em tecnologia e inovação na empresa.

Percebe-se, portanto, que a maior tarefa imposta aos empreendedores na atualidade é fazer da crise uma oportunidade, fazendo da transformação digital uma escolha estratégica.

Caminhos para a transformação digital nas PMEs


No entanto, a implementação da tecnologia pode se apresentar como um processo mais prático do que em empresas de grande porte. Afinal, as PMEs costumam ser mais flexíveis e abertas à inovação.

Neste cenário, é certo que a grande maioria dos empreendedores se questiona sobre como implantar a transformação digital na sua pequena ou média empresa.

O primeiro passo deve ser engajar toda a equipe nesse processo – estamos falando de uma cultura para o digital. É a compreensão da importância estratégica da tecnologia que permite que o time trabalhe unido em prol deste objetivo.

A seguir, é fundamental que os empreendedores estejam abertos e conscientes sobre os riscos envolvidos no processo de implementação de ferramentas tecnológicas.

Para lidar com as incertezas, o melhor a fazer é investir em planejamento estratégico, com definição de horizontes de ação a curto, médio e longo prazo.

Por outro lado, se faz necessário buscar uma maior afinidade com o universo digital, buscando ampliar os conhecimentos sobre tudo que envolve a implantação da tecnologia nos negócios.

Como implantar a transformação digital nas PMEs?

Se você deseja criar um site para a sua loja, por exemplo, é fundamental construir uma estrutura segura. Se é o momento de investir na criação de perfis nas redes sociais, o ideal é conhecer como uma empresa deve se comportar nesse ambiente.

Para tornar essa jornada mais fácil, existem processos de treinamento formatados especificamente para atender a demanda dos PMEs no que diz respeito à transformação digital.

Um exemplo pioneiro nesse contexto é o Programa de Transformação Digital do Sebrae Minas. Atendendo atendendo a essa demanda, o IEBT desenvolveu toda a metodologia do projeto, de modo que a jornada de aprendizado dos empreendedores se divide em quatro etapas.

1) Rota da transformação – contextualização do mundo digital e planejamento estratégico da transformação.

2) Modelagem de negócios digitais – estruturação de novas formas de entregar e capturar valor, além de engajar clientes.

3) Desmistificando a implantação de tecnologias – apresentação dos principais canais digitais, suas características e forma de gerenciamento de resultados.

4) Cultura da mudança – sensibilização das empresas para difusão da cultura digital.

Detalhes da metodologia desenvolvida pelo IEBT

Cada empresa participa de seis encontros individuais para composição do diagnóstico final e inicial, além do encontro chamado de “consultoria mão na massa”.

Além das atividades individuais, são realizados eventos coletivos, tais como lives, webinars e workshops, todos com foco no compartilhamento de experiências e na discussão de temas relevantes para os empreendedores que querem fazer da tecnologia uma aliada do seu negócio.

Até aqui, a parceria entre Sebrae Minas e IEBT já marcou presença em mais de vinte cidades mineiras, impactando positivamente quase duzentas empresas.

Se ainda restavam dúvidas de que a transformação digital é um imperativo para as empresas, independentemente do seu tamanho ou segmento, 2020 esclareceu essa questão definitivamente. 

Com o suporte adequado e bastante empenho, é possível vencer os desafios da transformação digital nas PMEs e levar os negócios a alcançar resultados cada vez melhores.

Quer saber mais sobre a  experiência proporcionada pelo Programa de Transformação Digital do Sebrae Minas em parceria com o IEBT? Confira o case publicado em nosso site clicando aqui.


Compartilhe:


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *