De Belo Horizonte para o Brasil: IEBT promove transformação digital junto a MPEs do sudoeste baiano.

De Belo Horizonte para o Brasil! Com foco em transformação digital e fortalecimento da rede local de empreendedorismo, o IEBT amplia sua atuação para além das terras mineiras.

No início de 2021, o IEBT desembarcou na Bahia, dando início à fase de implementação do programa Digital.BR, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, cujo propósito é promover transformação digital em micro, pequenas e médias empresas do nordeste do país.

O Hub Sudoeste, de Vitória da Conquista, foi o único projeto baiano aprovado no programa da ABDI e espera impactar uma centena de empreendimentos do comércio e prestação de serviços no município.

O IEBT é parceiro do Hub Sudoeste na sua construção e operação, além da elaboração da metodologia de aceleração das empresas participantes do projeto.

O primeiro passo desse processo foi a seleção dos agentes de inovação que atuarão em Vitória da Conquista, com apoio da Fundação Educacional de Vitória da Conquista (Fundec).

Em janeiro, o IEBT marcou presença na capacitação de 20 agentes que  participaram do processo seletivo para atuar como Agentes Locais de Inovação.

Primeiros passos da transformação digital no sudoeste baiano

O evento contabilizou 16 horas de treinamento, ministrado por Thales Linke e Jéssica Rangel, respectivamente gerente de projetos e head de inovação aberta do IEBT.

Capacitação de Agentes Locais de Inovação do Hub Sudoeste.

Segundo Jéssica, a expectativa do projeto é de impactar 100 empresas do município de Vitória da Conquista.

Para que isso aconteça, é fundamental a ação dos agentes locais de inovação capacitados para aplicarem a metodologia de transformação digital desenvolvida pelo IEBT.

Na ocasião, o secretário de Trabalho, Renda e Desenvolvimento da prefeitura de Vitória da Conquista, Cláudio Cardoso, pontuou que “a expectativa é a melhor possível, sobretudo com relação à criação de outros ambientes e ferramentas de apoio à inovação e ao empreendedorismo”.

O marco seguinte na jornada do IEBT junto ao programa Digital BR foi o primeiro encontro online, que aconteceu em fevereiro. No público, mais de 90 das 110 empresas selecionadas estiveram presentes para acompanhar a programação.

O evento foi de boas-vindas aos empreendedores e de apresentação de um panorama geral do programa, destacando suas etapas e metodologia. Pelo IEBT, participaram Thales Linke e Brenno Castro, consultor de inovação sênior da empresa.

Presença maciça dos empreendedores baianos no primeiro encontro online

Como pontos extremamente positivos, ambos os especialistas destacam a excelente presença dos empresários e o interesse de todos em entender como o programa possibilitará a alavancagem dos negócios do sudoeste baiano em tempos delicados devido à pandemia.

O encontro começou com uma breve contextualização sobre o projeto Bahia Digital pelo seu coordenador, Victor Dutra. Nesta iniciativa é que o Hub Sudoeste se insere.

Na sequência, Andrea Macera, assessora especial da presidência da ABDI, apresentou o programa Digital.BR. Ele é a fonte dos recursos destinados, por este edital, à transformação digital na região nordeste.

Em seguida, a gerente de negócios do centro de inovação CESAR, Verônica Bersani, falou sobre os oito eixos de maturidade digital avaliados pelo Índice Cesar de Transformação Digital”.

Finalmente, encerrando a atividade, Thales apresentou a metodologia do programa, definindo as etapas das quais os empreendedores participarão até junho deste ano.

Detalhes da metodologia de transformação digital

“Para cada uma das quatro etapas do programa, haverá webinars, lives e workshops, além das consultorias especializadas conduzidas pelos agentes locais capacitados para executar a metodologia do IEBT junto às empresas”, explica Thales.

Nesse sentido, Brenno viu com animação a participação dos empresários no primeiro encontro online, que aconteceu no início de noite de uma sexta-feira e contou com a presença de mais de 90% das empresas selecionadas.

“Muita gente interessada em aprender novos métodos e melhorar os seus negócios, serviços e produtos. Acredito ser um ganho para toda a comunidade de empreendedores de Vitória da Conquista e região”, destaca o consultor do IEBT.

Dando sequência ao processo, na primeira etapa do programa Digital.BR, os participantes aprenderão sobre a importância do planejamento estratégico para a transformação digital.

Além disso, eles construirão, com apoio da metodologia do IEBT, um roadmap próprio para condução de seus negócios nessa jornada.

Que venham os próximos passos da jornada de transformação digital junto aos empreendedores do sudoeste baiano!

Quer acompanhar outras notícias do IEBT? Siga nossos perfis no LinkedIn ou Facebook e fique por dentro de todas as novidades.


Compartilhe:


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *