O que é roadmap estratégico e como desenvolver essa ferramenta?

O roadmap estratégico é uma ferramenta de gestão que auxilia as organizações a responderem questões aparentemente simples: onde estamos, aonde queremos chegar e como chegaremos lá?

Seja para startups ou para empresas já sólidas no mercado, construir tais respostas é desafiador – e fundamental para a saúde do negócio.

Também conhecida como roadmapping ou mapeamento de rota, trata-se de uma metodologia desenvolvida por pesquisadores do Institute of Manufacturing (IFM), da Universidade de Cambridge no Reino Unido.

O método possibilita a representação gráfica na forma de um roadmap (mapa) da estratégia de uma organização, seja qual for o seu porte ou segmento de atuação.

De fato, o planejamento de estratégias organizacionais ou de desenvolvimento tecnológico pode ser um desafio para muitos empreendedores ou gestores.

Mas, com o auxílio do roadmap estratégico, esse processo pode se tornar mais fácil. É o que você entenderá a seguir, ao entender quais são os passos necessários para desenvolver um bom roadmap. Confira!

Como desenvolver o roadmap estratégico?

O ponto de partida para o desenvolvimento do roadmap estratégico é um framework estruturado, que leva em consideração o horizonte temporal e a as relações:

  • mercado/ negócio;
  • produto/ serviço;
  • tecnologia/ recursos.

Tais dimensões surgem em camadas no mapa, permitindo visualizar os produtos ou serviços a desenvolver, com quais recursos e tecnologias e para atingir um determinado mercado.

A partir de então, o processo de construção do roadmap estratégico divide-se em workshops, sempre precedidos de uma etapa de planejamento. Nela, a metodologia roadmapping é customizada para adequar-se ao contexto da organização.

Define-se, por exemplo, quais serão as camadas analisadas, quem serão os participantes dos workshops e o que eles discutirão ao longo do processo.

Conheça, agora, quais são os tipos de workshops realizados para desenvolver o roadmap estratégico, de acordo com a sua ordem cronológica.

Quais são as etapas do roadmap estratégico?

Workshop de mercado

Tem como objetivo identificar, agrupar e priorizar os direcionadores-chave de mercado e negócio.

Esses direcionadores definem a motivação da organização para desenvolver soluções e viabilizam a criação de critérios para a priorização das características de produtos e serviços. A partir desse trabalho, espera-se como saídas: 

  • uma lista priorizada dos direcionadores a nível de consumidor (necessidades, tendências, etc);
  • a definição do posicionamento estratégico da organização no mercado.

Workshop de produto

Define as características do conceito de produtos que permitirão alcançar o(s) mercado(s) identificado(s) no workshop anterior.

Uma vez que a equipe identifique as tendências de evolução do produto, é possível estabelecer as metas internas de desenvolvimento.

A principal contribuição deste workshop é a possibilidade de visualização da evolução de uma plataforma ou família de produto, indicando as próximas gerações e suas funcionalidades, considerando cada segmento de mercado ao longo do tempo.

Workshop de tecnologia

Nesta etapa, delimitam-se as possíveis soluções tecnológicas necessárias para viabilizar as características de produto desejadas.

Além disso, a equipe identifica as lacunas de conhecimento e determina os recursos e habilidades a desenvolver nesse sentido.

Workshop de mapeamento

Por fim, o último workshop para construção do roadmap estratégico tem como objetivo revisar e reunir os resultados obtidos nas etapas anteriores, possibilitando a caracterização do primeiro mapa.

Neste momento, define-se o formato do mapa e os marcos-chave do processo, posicionando os direcionadores de mercado e negócio, as características de conceito do produto e as soluções tecnológicas ao longo do horizonte de planejamento estabelecido.

Todos esses aspectos apresentam-se conectados no mapa, de modo a deixar clara a interdependência entre eles.

Finalizando as informações sobre o desenvolvimento do roadmap estratégico, é preciso esclarecer quais vantagens essa metodologia oferece. Acompanhe.

Que vantagens o roadmap estratégico oferece?

Entre os principais benefícios do emprego do roadmapping está a promoção do desenvolvimento tecnológico orientado para negócios e do alinhamento do planejamento estratégico da empresa ao longo do tempo.

Da mesma forma, o roadmap estratégico facilita a comunicação e a colaboração entre as diferentes áreas da organização, favorecendo a tomada de decisão compartilhada e também:

  • a definição da estratégia de pesquisa, desenvolvimento e inovação;
  • a identificação de lacunas no mercado;
  • a antecipação a gargalos e dificuldades futuras;
  • o suporte para tomada de decisão (gestão do risco, alocação de recursos, etc).

Em suma, o roadmap estratégico é uma ferramenta flexível e adaptável, que favorece a integração da visão de futuro organizacional com as ações no tempo presente.

Quer saber mais sobre a estruturação e as vantagens do roadmap estratégico? Entre em contato com a nossa equipe!


Compartilhe:


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *