Navegando no mar da transformação digital – SEBRAE MG

A Transformação Digital deixou de ser uma tendência e já se tornou uma necessidade para as organizações. Por isso, o Programa de Transformação Digital para Micro e Pequenas Empresas de Itabira, idealizado e operacionalizado pelo IEBT e promovido pelo SEBRAE-MG, teve como objetivo auxiliar 20 negócios, de diversos segmentos, a traçar e colocar em prática sua estratégia de evolução. O suporte para a mudança foi entregue por meio de workshops e consultorias in loco ao longo de quatro meses de trabalho em 2019, englobando temas como planejamento estratégico, modelagem de negócios, ferramentas digitais e cultura organizacional.  Além dos novos conhecimentos obtidos, foi perceptível a mudança de mentalidade dos empresários e seus impactos na melhoria dos processos das empresas. Promovendo assim o aumento da competitividade dos pequenos negócios, que agora estão melhor preparados para o mundo 4.0.

Situação

A transformação digital é o processo de adaptação das empresas com a utilização de tecnologias, seja para melhorar o desempenho das equipes, aprimorar os produtos ou serviços oferecidos e assegurar melhores resultados diante da concorrência. A tecnologia vem alterando a dinâmica entre as empresas e seus clientes, tornando possível entregar mais valor por meio de processos digitais, o que exige mudanças estruturais, operacionais e culturais.

Tendo em vista o novo contexto, o SEBRAE Itabira realizou em 2019 um Programa de Transformação Digital para micro e pequenas empresas da região. Participaram da iniciativa lojas de roupas e acessórios, salões de beleza, empresas do segmento automotivo, realizadores de eventos, lojas de artigos para casa e construção, entre outros.  Toda a metodologia utilizada foi criada pelo IEBT e estava estruturada em formatos de workshops seguidos por consultorias presenciais, baseando-se nos pilares: processos, pessoas e tecnologia.

Abordagem

Para apoiar as empresas participantes na compreensão de como a transformação digital poderia impactar seus negócios e a implantar novas ferramentas e processos alinhados à nova era, a jornada da transformação digital foi dividida em quatro etapas:

  1. Rota da transformação: contextualização do mundo digital e planejamento estratégico da transformação;
  2. Modelagem de negócios digitais: estruturação de novas formas de entregar e capturar valor, além de engajar clientes;
  3. Desmistificando a implantação de tecnologias: apresentação dos principais canais digitais, suas características e forma de gerenciamento de resultados;
  4. Cultura da mudança: sensibilização das empresas para difusão da cultura digital.

Todo o projeto foi baseado em muita mão na massa. A equipe IEBT apoiou e orientou as atividades das empresas, fazendo sugestões, apresentando possibilidades  tanto para ações de marketing digital quanto para melhoria de processos internos, sanando dúvidas e facilitando todo o processo.

Resultados

Como resultados apurados, destaca-se a adesão de novas ferramentas para o relacionamento com o cliente, um melhor direcionamento do tipo de conteúdo e abordagem para cada canal de comunicação. Além disso, as empresas puderam mapear seus clientes típicos a fim de oferecer soluções mais adequadas às suas necessidades e oferecer um atendimento mais personalizado. Outras empresas também puderam tornar alguns processos internos mais eficientes, como CRM e logística, por meio de softwares digitais adequados. 

A inserção da análise de dados e a elaboração de métricas para avaliar a gestão de processos foi outra grande mudança de mentalidade promovida. Com isso, as empresas puderam aumentar a sua presença no meio digital, o que culminou em um maior engajamento com o cliente e, consequentemente, aumento das vendas. O IEBT apoia, com grande satisfação, os pequenos negócios para que eles possam inovar e se manter competitivos no mundo digital.


Compartilhe: