Empreender em tempos de crise: quando a adversidade se transforma em oportunidade. Para alguns, empreender em tempos de crise é uma cilada. Para outros, trata-se do cenário perfeito para desenvolver soluções inovadoras e se destacar no mercado. De fato, por mais que seja extremamente desafiador, abrir uma empresa ou alavancar um negócio já existente em meio a cenários incertos é possível. É o que justificam os dados […]
Para alguns, empreender em tempos de crise é uma cilada. Para outros, trata-se do cenário perfeito para desenvolver soluções inovadoras e se destacar no mercado.
De fato, por mais que seja extremamente desafiador, abrir uma empresa ou alavancar um negócio já existente em meio a cenários incertos é possível.
É o que justificam os dados levantados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que apontam, por exemplo, que as micro e pequenas empresas foram responsáveis por 75% das vagas de emprego abertas no início de 2021.
Estamos nos referindo a mais de 260 mil empregos gerados no segundo ano de pandemia, marcado por medidas de isolamento, fechamento do comércio, crise financeira e outros obstáculos.
Mas, como é possível transformar as adversidades do contexto socioeconômico em oportunidades para alavancar os negócios?
É o que nos propomos a responder avaliando aspectos e tendências do empreendedorismo na atualidade. Continue a leitura e confira!
Afinal, vale a pena empreender em tempos de crise?
Empreender em tempos de crise é, de fato, um caminho arriscado e repleto de desafios. Considerando-se o cenário de recessão econômica desenhado pela pandemia, a jornada do empreendedor torna-se ainda mais árdua.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, mais de 700 mil empresas fecharam as portas somente no primeiro semestre de 2020.
Entretanto, apesar de ser um processo extremamente desafiador, empreender em tempos de crise é uma jornada que pode ser vivenciada com sucesso.
Nesse cenário, é preciso encontrar novas formas de atender as demandas, reduzindo custos ou aumentando a produtividade, por exemplo. É uma realidade que força os empreendedores a inovar e destaca a relevância do conceito de business agility.
Estamos falando aqui de consolidar empreendimentos ágeis, que cultivam a capacidade de se adaptarem rapidamente, encontrando formas de se manterem vivos e competitivos.
Ou seja, existem ideias de negócio vanguardistas que, somadas à uma gestão eficiente, apoio da inovação e muito planejamento, podem ser a oportunidade para viabilizar empreender em tempos de crise.
Como a transformação digital tornou-se uma grande aliada dos pequenos negócios?
Segundo um estudo sobre o impacto da pandemia nos pequenos negócios, publicado pelo Sebrae, 69% das pequenas empresas estão investindo nas vendas online para se manterem fortes e competitivas.
De fato, a transformação digital é uma grande aliada das micro e pequenas empresas no cenário atual, mas vale ressaltar que essa é uma tendência de mercado que já vinha se firmando ao longo da última década.
Com o fechamento do comércio como medida de proteção sanitária, a necessidade de relacionamento com os clientes no ambiente virtual transformou-se em uma obrigação.
E-commerce, presença ativa nas redes sociais e o uso de ferramentas de gestão são apenas algumas das possibilidades para solucionar essa questão.
Dessa forma, a busca pela capacitação para o uso qualificado das ferramentas e plataformas digitais à disposição dos empreendedores torna-se primordial para o sucesso dos negócios.
Uma vez compreendida a importância da transformação digital e como ela facilita a jornada de quem decide empreender em tempos de crise, é possível considerar outras atitudes igualmente importantes.
Como empreender em tempos de crise com assertividade?
Antes de mais nada, quem pretende empreender em tempos de crise deve ter em mãos uma ideia original e um plano de negócios bem elaborado, a partir de uma boa análise de mercado.
Outra atitude interessante é buscar parcerias em comunidades empreendedoras, hubs de inovação e outros espaços do ecossistema que podem fortalecer a atuação dos micro e pequenos negócios.
A seguir, confira outras dicas para impulsionar a jornada empreendedora mesmo no cenário incerto e volátil com o qual nos deparamos atualmente.
Saiba quais são as necessidades do consumidor
A pandemia mudou por completo o comportamento dos consumidores brasileiros. Por exemplo, a preferência por comprar produtos online aumentou de forma considerável.
Deste modo, é de fundamental importância que o empreendedor fique atento às demandas do mercado consumidor, investindo em um processo capaz de criar um relacionamento de confiança com os clientes e promover a sua fidelização.
Acompanhe o mercado
A segunda dica sobre como empreender em tempos de crise diz respeito a compreender a realidade do mercado atual. Ou seja, o empreendedor deve acompanhar todo e qualquer dado macroeconômico do Brasil.
O intuito aqui é entender melhor quais são os riscos, assim como encontrar oportunidades de novos negócios ou de fazer um empreendimento já existente crescer.
Tenha em mãos um bom plano estratégico
Por fim, para empreender em tempos de crise com assertividade, é indispensável implementar um bom planejamento estratégico para o negócio.
É o momento de elaborar o plano de negócios da empresa, buscando entender qual será o segmento de atuação, quem é o seu público-alvo, as suas metas e objetivos e todos os caminhos para alcançá-los.
Com criatividade, agilidade e uso das ferramentas digitais, os empreendedores brasileiros estão encontrando caminhos para superar as dificuldades e crescer e descobrindo que empreender em tempos de crise vale a pena.
Nesse caminho, a transformação digital é um imperativo. Mas, quais são os desafios enfrentados pelos pequenos negócios para digitalizar seus processos? Confira em outro artigo do nosso blog!
Para alguns, empreender em tempos de crise é uma cilada. Para outros, trata-se do cenário perfeito para desenvolver soluções inovadoras e se destacar no mercado. De fato, por mais que seja extremamente desafiador, abrir uma empresa ou alavancar um negócio já existente em meio a cenários incertos é possível. É o que justificam os dados […]
Para alguns, empreender em tempos de crise é uma cilada. Para outros, trata-se do cenário perfeito para desenvolver soluções inovadoras e se destacar no mercado.
De fato, por mais que seja extremamente desafiador, abrir uma empresa ou alavancar um negócio já existente em meio a cenários incertos é possível.
É o que justificam os dados levantados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que apontam, por exemplo, que as micro e pequenas empresas foram responsáveis por 75% das vagas de emprego abertas no início de 2021.
Estamos nos referindo a mais de 260 mil empregos gerados no segundo ano de pandemia, marcado por medidas de isolamento, fechamento do comércio, crise financeira e outros obstáculos.
Mas, como é possível transformar as adversidades do contexto socioeconômico em oportunidades para alavancar os negócios?
É o que nos propomos a responder avaliando aspectos e tendências do empreendedorismo na atualidade. Continue a leitura e confira!
Afinal, vale a pena empreender em tempos de crise?
Empreender em tempos de crise é, de fato, um caminho arriscado e repleto de desafios. Considerando-se o cenário de recessão econômica desenhado pela pandemia, a jornada do empreendedor torna-se ainda mais árdua.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, mais de 700 mil empresas fecharam as portas somente no primeiro semestre de 2020.
Entretanto, apesar de ser um processo extremamente desafiador, empreender em tempos de crise é uma jornada que pode ser vivenciada com sucesso.
Nesse cenário, é preciso encontrar novas formas de atender as demandas, reduzindo custos ou aumentando a produtividade, por exemplo. É uma realidade que força os empreendedores a inovar e destaca a relevância do conceito de business agility.
Estamos falando aqui de consolidar empreendimentos ágeis, que cultivam a capacidade de se adaptarem rapidamente, encontrando formas de se manterem vivos e competitivos.
Ou seja, existem ideias de negócio vanguardistas que, somadas à uma gestão eficiente, apoio da inovação e muito planejamento, podem ser a oportunidade para viabilizar empreender em tempos de crise.
Como a transformação digital tornou-se uma grande aliada dos pequenos negócios?
Segundo um estudo sobre o impacto da pandemia nos pequenos negócios, publicado pelo Sebrae, 69% das pequenas empresas estão investindo nas vendas online para se manterem fortes e competitivas.
De fato, a transformação digital é uma grande aliada das micro e pequenas empresas no cenário atual, mas vale ressaltar que essa é uma tendência de mercado que já vinha se firmando ao longo da última década.
Com o fechamento do comércio como medida de proteção sanitária, a necessidade de relacionamento com os clientes no ambiente virtual transformou-se em uma obrigação.
E-commerce, presença ativa nas redes sociais e o uso de ferramentas de gestão são apenas algumas das possibilidades para solucionar essa questão.
Dessa forma, a busca pela capacitação para o uso qualificado das ferramentas e plataformas digitais à disposição dos empreendedores torna-se primordial para o sucesso dos negócios.
Uma vez compreendida a importância da transformação digital e como ela facilita a jornada de quem decide empreender em tempos de crise, é possível considerar outras atitudes igualmente importantes.
Como empreender em tempos de crise com assertividade?
Antes de mais nada, quem pretende empreender em tempos de crise deve ter em mãos uma ideia original e um plano de negócios bem elaborado, a partir de uma boa análise de mercado.
Outra atitude interessante é buscar parcerias em comunidades empreendedoras, hubs de inovação e outros espaços do ecossistema que podem fortalecer a atuação dos micro e pequenos negócios.
A seguir, confira outras dicas para impulsionar a jornada empreendedora mesmo no cenário incerto e volátil com o qual nos deparamos atualmente.
Saiba quais são as necessidades do consumidor
A pandemia mudou por completo o comportamento dos consumidores brasileiros. Por exemplo, a preferência por comprar produtos online aumentou de forma considerável.
Deste modo, é de fundamental importância que o empreendedor fique atento às demandas do mercado consumidor, investindo em um processo capaz de criar um relacionamento de confiança com os clientes e promover a sua fidelização.
Acompanhe o mercado
A segunda dica sobre como empreender em tempos de crise diz respeito a compreender a realidade do mercado atual. Ou seja, o empreendedor deve acompanhar todo e qualquer dado macroeconômico do Brasil.
O intuito aqui é entender melhor quais são os riscos, assim como encontrar oportunidades de novos negócios ou de fazer um empreendimento já existente crescer.
Tenha em mãos um bom plano estratégico
Por fim, para empreender em tempos de crise com assertividade, é indispensável implementar um bom planejamento estratégico para o negócio.
É o momento de elaborar o plano de negócios da empresa, buscando entender qual será o segmento de atuação, quem é o seu público-alvo, as suas metas e objetivos e todos os caminhos para alcançá-los.
Com criatividade, agilidade e uso das ferramentas digitais, os empreendedores brasileiros estão encontrando caminhos para superar as dificuldades e crescer e descobrindo que empreender em tempos de crise vale a pena.
Nesse caminho, a transformação digital é um imperativo. Mas, quais são os desafios enfrentados pelos pequenos negócios para digitalizar seus processos? Confira em outro artigo do nosso blog!